segunda-feira, 30 de abril de 2012

Detesto Frioooooo!!!!!

Olá Amigos Arteiros,
Estamos em abril e frio chegou pra valer, a previsão do tempo diz que terça feira fará 5°C. E como Blumenau é muito úmida, o frio sempre fica pior, e como eu detesto frio.... Já viu né? O jeito é passar o feriado encasacada. Os projetos estão indo bem, espero que meus filhos gostem, e logo que terminar divido o trabalho com vocês.
Até,
Beijinho



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lembrancinha Dia das Mães

Olá Amigos Arteiros,
Olha que idéia legal. Uma lembrancinha para o dia das Mães feita por todos os alunos. Um livro de receitas. Veja que legal os modelinhos.
Beijinho




quinta-feira, 26 de abril de 2012

E o frio chegou...

Olá Amigos Arteiros,
O frio chegou, e com ele a gripe. Meus arteirinhos estão sofrendo com essa mudança de tempo, muita tosse, muito espirro e muita corisa... Eu estava lendo um texto bem legal, que fala das doenças do frio e dá algumas dicas. Compartilho o texto com vocês.
Beijinho



As doenças do frio

O inverno acabou de chegar. O nariz da criança começa a escorrer e a tosse toma conta da classe.. Saiba como prevenir e tratar a gripe e o resfriado.

Tão certo quanto o frio são as doenças nesta época do ano. No inverno, aumenta o risco de muitas infecões virais, O fato de todos estarem mais próximos, dentro de casa ou na escola, faz crescer a probabilidade de contágio. Muitos vírus propagam-se por gotículas que caem após um espirro, tosse ou contato direto com alguém infectado. São mais de 100 vírus que podem causar constipações ou outras infecções no período do frio. No entanto, há quatro mais frequentes: rinovírus, vírus influenza, vírus sincicial respiratório e rotavírus.
A coriza ou nasofaringite aguda, mais conhecida como constipação, é uma infecção viral do aparelho respiratório superior. As crianças podem ter cerca de oito corizas por ano, sendo assim, a doença infecciosa mais comum e a causa mais frequente de falta escolar. A coriza é majoritariamente por rinovírus que circulam em gotículas invisíveis no ar que respiramos ou nos objetos que tocamos. O ar seco, dentro e fora de casa, podem diminuir a resistência à infecções por esses vírus, assim como os ambientes com fumantes. Está provado que não é verdadeira a afirmação que as constipações acontecem por não estar devidamente agasalhado, sentar ou dormir numa corrente de ar ou mesmo sair à rua com o cabelo molhado.
A doença começa por uma irritação na garganta, nariz obstruído e espirros. Depois pode surgir dor de garganta (odinofagia), febre, mal-estar e recusa alimentar. A coriza é sobretudo contagiosa entre dois e quatro dias após o início dos sintomas.
Já a gripe é causada pelo vírus influenza e é uma patologia muito frequente nos meses do frio. Pode aparecer com febres altas, dores musculares (mialgias), cansaço, tosse e nariz escorrendo (rinorreia). Em alguns casos, o quadro clínico pode ser mais grave, com pneumonia. A vacina da gripe, que deve ser tomada no outono, é recomendada na pediatria apenas para crianças com doenças crônicas (patologia respiratório, cardíaca e imunodeficiências) para diminuir a possibilidade de descompensação de suas doenças de base pelo vírus.
O vírus sincicial respiratório pode infectar pessoas de qualquer idade; no entanto, nos mais novos, as infecções são mais graves, originando bronquiolites e pneumonias. Nos adultos, os sintomas limitam-se a odinofagia e congestão nasal.
O rotavírus é um vírus de fácil contágio, sobretudo no berçario e na educação infantil. Pode originar vômitos, diarreia e eventual desidratação. Essas situações são autolimitadas e não requerem um tratamento específico. Os pais devem procurar manter as crianças bem hidratadas, utilizando soluções de hidratação oral disponíveis nas farmácias, caso seja necessário.

Bem Protegidas
Seis formas de proteger a criança das doenças do frio:
1. Uma boa higiene previne muitas doenças. Não há nada pior do que uma criança continuamente gripada e tossindo durante todo o inverno. Felizmente, existem várias formas para proteger as crianças contra as doenças do frio. As práticas de boa higiene são, sem dúvida, fundamentais. É necessário ajudar a criança a lavar as mãos após o contato com outras crianças e brinquedos, sobretudo em locais com muito movimento. O contágio por vários agentes infecciosos pode ser diminuído com essa atitude tão simples. Apesar de estar frio lá fora, evite passar muito tempo em ambientes aquecidos e fechados. Agasalhe seu filho e procure brincar e passear ao ar livre sempre que possível. Os passeios em lugares abertos são sempre mais saudáveis e reduzem  a exposição a agentes infecciosos.
2. Promover o aleitamento materno.
As vantagens do aleitamento materno são amplamente divulgadas. A passagem de anticorpos atráves do leite materno, bem como outros fatores estimulanes da imunidade da forma gastrointestinal, protege a criança contra uma série de doenças. Sabemos que os bebês que se alimentam do leite da mãe têm menos infecções e se recuperam mais rapidamente.
3. Fazer uma alimentação equilibrada e saudável.
Uma boa alimentação é sempre importante, sobretudo durante o período de inverno, quando o sistema imunológico fica mais debilitado. Frutas e vegetais oferecem nutrientes essenciais para a imunidade, mas não se deve esquecer dos produtos lácteos e dos peixes gordurosos. As crianças e os adultos doentes devem ingerir muito líquidos, sobretudo água.
4. Evitar ambientes com fumantes.
5. Utilizar probióticos.
Estudos recentes demonstraram a utilidade de probióticos na promoção da flora benéfica de nosso intestino. Os probióticos facilitam a ação da flora intestinal, equilibrando o pH do estômago e reduzindo a possibilidade de infecção. Existem no mercado vários iogurtes naturais que contêm probióticos, bem como probióticos líquidos.
6. Dormir bem e o suficiente.
O bem-estar físico depende da saúde psíquica. Alguns cientistas, principalmente aqueles que se dedicam à psiconeuroimunologia, defendem que existem fortes ligações entre as emoções e os sistemas imunológicos. Deve-se tentar evitar ao máximo situações de estresse, em particular em épocas festivas, quando as crianças ficam muito  excitadas e dormem pouco. Uma boa noite de sono é essencial para proteger o sistema imunológico.

Esteja preparado para quando as doenças chegarem
- Os medicamentos utilizados para combater a febre, principalmente o parecetamol e o ibuprofeno, devem fazer parte de qualquer farmácia caseira. Muitas das doenças do frio podem aparecer com febre, alta ou baixa, e é preciso tratar a febre sempre que ela chegue;
- O soro fisiológico em solução ou spray também é essencial para descongestionar o nariz da criança e pode ser utilizado várias vezes por dia. Atualmente, estão disponíveis sprays com maior concentração de cloreto de sódio, conhecidos como "sprays hipertônicos", que têm poder descongestionante maior;
- Os descongestionantes tópicos servem para aliviar  obstrução nasal, mas devem ser utilizados com cautela; o abuso dessas substâncias podem causar rinite. Os anti-histamínicos via oral também descongestionam e podem ser uma solução em crianças acima de 1 ano, mas sempre com indicação médica. Os aerossóis não são tão eficazes para desobstruir o nariz quanto o soro aplicado diariamente;
- Os xaropes para a tosse, com exceção dos xaropes anti-itussígenos de ação periféricas, não têm grande utilidade e podem até ser prejudiciais para a saúde dos pequenos. Crianças saudáveis que frequentam a escola podem ter de seis a oito infecções respiratórias virais por ano com tosse. Essa tosse aguda, que dura de uma a duas semanas, deve-se principalmente a uma rinorreia posterior, isto é, secreção nasal que passa para trás na garganta e irrita as vias respiratórias. As tosses crônicas que duram mais do que quatro semanas necessitam de uma avaliação médica;
- A velha canja de galinha para tratar as constipações e gripes foi um mito por muito tempo, mas recentemente foi comprovado por um  grupo de cientistas americanos que a canja de galinha contém um aminoácido chamado cisteína, que torna o muco mais fluido e interfere com a ação dos neutrófilos, glóbulos brancos importantes para o controle das infecções.
As doenças do inverno devem ser enfrentadas com alguma calma e paciência. As estratégias de prevenção, bem como determinadas terapias, são fundamentais para suportar a estaçõ mais fria do ano.

A "etiqueta" da tosse
No inverno, as crianças apresentam tosse e secreção, o que motivou a Academia Americana de Pediatria a formular recomendações aos pais sobre a "etiquea da tosse". Essa "etiqueta" implica ensinar os filhos a virar a cabeça e tossir ou espirrar dentro de um lenço descartável ou na face interna da manga (se não houver lenço). Essas medidas pretendem reduzir a passagem de aentes infecciosos através das mãos e subsequente contágio de outras pessoas. Ao espirrar ou tossir para as mãos, em seguida, o vírus é passado para tudo que for tocado.

Texto: Margarida Lobo Antunes, pediatra
Revista Coisas de Crianças -  O Guia para Educadores

terça-feira, 24 de abril de 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comida Colorida

Olá Amigos Arteiros,
Quero compartilhar com vocês a maior felicidade dos meus filhos; comida colorida na hora do almoço. Hoje é dia de arroz, feijão, tomate, milho, espinafre e peixe enpanado, e se comerem tudo, suco de maracujá.
Beijinho



Quebra - cabeça para colorir

Olá Amigos Arteiros,
Olha que legal esses quebra cabeças para colorir.
Beijinho







domingo, 22 de abril de 2012

Filhos

Olá Amigos Arteiros,
Hoje quero compartilhar algo do escritor José Saramago, para ler e refletir.
Beijinho

Definição de Filho

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser Pai ou Mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo."

(José Saramago)

sexta-feira, 20 de abril de 2012